30 de junho de 2015

OPINIÃO

O que escreve A. Raposo sobre os 
"150 ANOS DE MISTÉRIOS DE CRIMES IMPOSSÍVEIS NA FICÇÃO POLICIÁRIA"




Observações sobre o livro do M.Constantino

Decidiu o confrade Constantino fazer um estudo técnico e histórico sobre os muitos dos escritores de âmbito policial que nos últimos 150 anos resolveram escrever na área do “quarto fechado”, também conhecido por “crime impossível”.
O livro pretende ser um ponto de partida para os amantes do género e permitirá aos vindouros que se interessem, informações sobre os autores, breve critica sobre as obras e análise de alguns casos mais conhecidos.
É um livro de consulta, cronologicamente organizado e que terá lugar na biblioteca dos policiaristas que se desejem informados.

O género “ crime no quarto fechado” sempre fez as delícias dos apreciadores da literatura policial.
Contém em si um constante “suspense” que o leitor carrega até ao fim.
Este género, apesar de algumas desilusões e até de algum “copianço” de autores menos criativos, realça o esforço mental e a capacidade inventiva inerente aos bons escritores. Aqueles que hoje chamamos de clássicos e que fazem as delícias dos apreciadores. E só como exemplo indico três nomes para quem não os conheça:
 O Mestre John Dickson Carr/Carter Dickson, a eterna jovem Agatha Christie e o poeta escondido sob o pseudónimo de S.S.Van Dine.

Em fim de livro o autor oferece-nos dois contos portugueses: Um do autor e outro do Artur Varatojo. São a cereja em cima do bolo.

Obras deste género, julgo serem raras neste país, para não dizer desconhecidas.

Esse é o melhor elogio que poderei fazer ao amigo Constantino: deixar para a posteridade informação que foi colecionando ao longo de 70 anos de policiário puro e duro e de centenas de livros estudados.
Apesar da saúde ser sempre débil e do peso dos 90 anos, com a cabeça a trabalhar a 100% alguma coisa mais irá surgir em breve. Oxalá.


O amigo policiarista A. Raposo  

Sem comentários:

Enviar um comentário