25 de junho de 2015

NOVO LIVRO DE M. CONSTANTINO




"150 ANOS DE MISTÉRIOS DE CRIMES IMPOSSÍVEIS NA FICÇÃO POLICIÁRIA"


Lançado no passado dia 17 de Maio, em Almeirim, durante a homenagem a M. Constantino, o livro tem como tema o "crime de quarto fechado" na ficção policiária.

"150 ANOS DE MISTÉRIOS DE CRIMES IMPOSSÍVEIS NA FICÇÃO POLICIÁRIA" é um estudo técnico e histórico que reúne em 200 páginas alguns aspectos mais relevantes da história deste género, também designado por "mistério ou crime impossível".


Em "Justificação" M. Constantino escreve:

  O mês de Abril do ano de 1841 é a data sancionada como o nascimento da história policiária e do designado “crime impossível”, ou de “quarto fechado”.
Naturalmente que, em 1941, o centenário do acontecimento exigia um estudo na matéria, que não se fez, segundo cremos; e pela nossa parte, uma madrugada adolescente, não passávamos da leitura do “Texas Jack”.

Nos 150 anos do evento (século e meio), tanto o assunto nos despertara o interesse que possuíamos material para iniciar esse estudo. Então, foi o trabalho profissional, que nos dominava por completo, que levou ao adiamento. Entretanto, no Convívio de Coimbra, prometemos ao L.S. (Lopes da Silva) pensar no assunto.
O tempo evapora-se… anos decorreram, limitando-nos então à leitura, mesmo essa escassa, de um ou outro livro cujo título ou autor nos despertou interesse e, estamos conscientes, achávamo--nos necessariamente, atrasados e desactualizados.
Após satisfeito o longo período de cumprimento integral das várias funções e cargos inerentes à profissão, os momentos de ócio − que nunca tivemos nem quisemos verdadeiramente − foram preenchidos com a entrega ao jornalismo regional e de tal modo que nos impediu qualquer desvaneio.
Cessado que foi, por iniciativa própria − uma opção de consciência − este outro ciclo da nossa vida, relembrámos a promessa feita ao L.S. de escrever um livro para publicação pela Tertúlia Policiária de Coimbra (T.P.C.). Seríamos, em vez de um potencial ofertante de promessas, um pagador de promessas. A Maria Luísa, elemento do policiário e funcionária do Ateneu, iniciou entusiasticamente a dactilografia dos nossos originais. Mas então tudo mudou: a morte do director do Ateneu, a saída da dita funcionária, a dispersão da T.P.C., as dificuldades em editar, tudo parou. É a esposa de L.S. que reinicia o trabalho mas, apesar do esforço, existem perdas irreparáveis… o original, as últimas cerca de meia centena de páginas, incluindo a providencial “pen”, perdeu-se entre Coimbra, Viseu, Santarém. Tivemos de refazer o original, reduzir o número de páginas e, eliminando a parte antológica, reescrever um novo final.

Sabemos que o título é pretensioso, o tema difícil, disso estamos convictos: se assim não fora, não chegaria a merecer o desafio a que nos propomos.
É facto que nos faltam fontes de apoio. Tanto quanto sabemos, mesmo na área da história da temática em causa onde a ficção se instalou, salvo um esboço de Robert Adey denominado “Locked Room Murders” (Londres, 1979), e no qual nunca tivemos a ventura de pôr os olhos, e duas ou três antologias não nacionais, mais comerciais que proveitosas, deixa-nos a alternativa de partir, em termos consultivos, do zero.
A sorte está lançada, entretanto! Porque procuramos honrar e não a honra, vamos empenhar todo o carinho e interesse na elaboração deste livro. E de algo estamos certos:

Com maior saber outros o fariam melhor;

Com maior dedicação, concedam-nos que expressemos as nossas dúvidas.

M. Constantino


AMANHÃ PUBLICAÇÃO DO ÍNDICE


Edição: Maio 2015
    Páginas: 200
    Formato: 150x210
   
10.00€ (inclui custos de envio)


Pedidos ao endereço
policiariodebolso@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário