23 de junho de 2013

LIVRO DE M. CONSTANTINO






In Memórias de Desafios Intelectuais

Regista o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de Morais da Silva, que PROBLEMA é a “questão proposta para se lhe obter solução”, conceito que, na simplicidade de uma única frase se ajusta inteiramente à intenção. Mais adiante, e no mesmo dicionário, manancial de sabedoria, indica para ENIGMA “a descrição de uma coisa por particularidades ou pelas qualidades que lhe são próprias, mas propositadamente de modo que se torne difícil identificar do que se trata”. O mistério que advém deste problema ou enigma é um desafio ao espírito investigante do solucionista, vivificante, vitalizando elementos intelectuais, ante o labirinto ardiloso, armadilhado pacificamente, edifício de chaves incomuns nas sólidas portas. Todas as armas e bagagens são possíveis, da simples dedução/indução aos complexos indícios do saber humano. É um desafio à inteligência que excita e motiva a curiosidade.
Na fascinação e emoção do apelo à solução existe um duelo de inteligência astuciosa para vencer outra inteligência, igualmente astuciosa - o autor do enigma.
É certo que não existem normas fixas nos problemas ou enigmas policiários, antes se concretizam pela livre representação de ideias, factos, significados clássicos ou ao encontro de novas imagens e enredos originais. Todavia, não se pode falar em policiário ou policial, sem a ligação a algo relativo ou afecto à polícia, regra geral um delito, um mistério que requer a intervenção de um investigador oficial ou particular de características e métodos afins, já que é imprescindível afastá-los da vasta gama dos enigmas charadísticos. Qual é a diferença determinante entre as espécies? Ambos são um desafio evidente, mas o enigma charadístico não passa de um passatempo reforçado na pesquisa da cultura geral; no policiário, para além da recriação, desenvolve-se num problema (um em outro!) pessoal do solucionista, que assume a luta repressiva do ilícito - ainda que imaginado - apossa-se da investigação, recorre às regras policiais, raciocina, tira conclusões intuitivas baseadas em circunstâncias complicadas extraídas do texto, dos erros que aí se cometem e levam ao esclarecimento ou impunidade do crime.

Sem comentários:

Enviar um comentário