28 de fevereiro de 2013

EFEMÉRIDES - FEVEREIRO (2)

Sete de Espadas (1921-2008)


Para os policiaristas Sete de Espadas dispensa apresentação e o seu nascimento a 1 de Fevereiro impõe a sua presença nas efemérides do mês. Desta vez pelo testemunho de um outro policiarista, Cloriano Monteiro de Carvalho, a quem agradeço ter posto à disposição do Policiário de Bolso o registo do seu diário pessoal.
Memórias com quase 60 anos…


O DIA EM QUE EU CONHECI O “SETE DE ESPADAS” PÁGINAS DO MEU DIÁRIO

Dia 20 de MAIO de 1954:
Hoje vim a conhecer o “Sete de Espadas”, um dos maiores “carolas” da literatura policial e orientador da secção policial do “GUIÃO”.
Conheci-o por mero acaso. Como quero continuar a ser assinante do “Guião”, fui ao Palácio da Independência renovar a assinatura. Dirige-me à primeira pessoa que vi e disse-lhe ao que ia. Perguntou-me o nome e quando o disse perguntou admirado: “Você é que é o Cloriano M. de Carvalho?”.
Adivinhei logo que era o “Sete”, o eterno “Sete” do policiário.
Conversámos um bom bocado a respeito de diversos assuntos até quando apareceu o Luís Filipe Costa, que apresentei.
Ficou combinado aparecer por lá mais vezes.
Dia 21 de MAIO de 1954:
A primeira impressão a respeito do “Sete” foi boa pois aparenta ser uma daquelas pessoas metódicas, sempre abstractas, pensando só numa coisa para a qual dá todo o seu esforço e empenho.
Um dos temas da conversa que ontem tive com o “Sete” foi o concurso do “Guião” que terminou há algum tempo e no qual vinha classificado em primeiro lugar (juntamente com outros concorrentes, claro), até ao 40 problema.
Disse-me que já tinha a classificação final e que eu fui o seu justo vencedor (sic), pois em 6 problemas tive 5 “menções honrosas” e a pontuação máxima noutro problema.
Disse-me também que eu tinha sido o melhor concorrente e que ganhei a prova com muito mérito. Acrescentou que tinha pena dos prémios serem um pouco pobres (30 escudos em livros, à escolha) e aconselhou-me que concorresse à secção que dirige na colecção “XIS”, cujo primeiro prémio é de 500 escudos e teria aí mais possibilidades de mostrar o meu valor.
Estou satisfeitíssimo por ter vencido o concurso e vou começar a concorrer a tudo o que apareça no género policial.

Cloriano Monteiro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário