12 de fevereiro de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA

BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (78)


Volume 78 — Stand on Zanzibar (1968) de John Brunner


John Kilian Houston Brunner (1934 – 1995) nasceu em Inglaterra, sendo um dos autores mais prolíferos da Ficção Científica britânica. Tem uma obra vasta e de bom recorte.
Iniciou-se na revista americana Astounding, em 1953, sob o pseudónimo John Loxmith. Publicou o primeiro conto “The Talisman” no seu país apenas em 1955 e obteve a consagração com Stand on Zanzibar, distinguido com o Hugo Award de 1969, o primeiro destes prémios concedido a um escritor não norte-americano. A mesma obra valeu-lhe o British Science Fiction e o Prix Apollo.
Stand on Zanzibar, The Jagged Orbit (1970) e The Sheep Look Up (1972) formam a trilogia que introduziu a sociologia na área da Ficção Científica e constitui um dos pilares mais firmes em que assenta a ficção moderna.
A honestidade com que expõe e desenvolve as suas ideias faz com que adquira uma dimensão preponderante entre os escritores do género.
Para além da trilogia, relevam: Times Without Number (1969), Total Eclipse (1974), The Shockwave Rider (1975), Players at the Game of People (1980).


Stand on Zanzibar é uma interessante visão do futuro (!) — séc. XXI, no qual os problemas de hoje são ampliados: a poluição, o terrorismo, a política, choque de culturas, a tecnologia, etc… Problemas ampliados e agravados pela superpopulação, tema de fundo.
Num futuro 2010 (na verdade agora já passado!), onde a reprodução da espécie é controlada, as drogas são de livre circulação e é legal dormir na rua… no meio deste aparente caos, a vida decorre…

Sem comentários:

Enviar um comentário