9 de fevereiro de 2013

BIBLIOTECA DE FICÇÃO CIENTÍFICA

BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (77)

Volume 77 — Camp Concentration (1968) de Thomas M. Disch

Thomas Michael Disch (1940 - 2008), nascido nos EUA, pertence ao movimento “New Wave” ou New Thing” que revolucionou a Ficção Científica e abriu uma das mais intensas polémicas da sua história.
Iniciou-se em 1962 e logo se destaca, mercê dos temas escolhidos, frequentemente literatura fantástica, e pelo tratamento dado aos personagens.
Destaque para: The Genocides (1965), Mankind Under the Leash — também editado com o título The Puppies of Terra — (1966) e On Wings of Sound (1979), uma obra consagrada com o Campbell Memorial Award.

Concentration Camp situa-se na América e num futuro indeterminado, no qual um jovem poeta é condenado a cinco anos de prisão por se negar a tomar parte numa guerra interminável. Na prisão, descoberto a escrever um diário crítico, é transferido para um misterioso campo de concentração subterrâneo onde se fazem experiências, em cobaias humanas, para fins militares. Os prisioneiros são injectados com uma droga que multiplica a sua inteligência, porém, ao fim de alguns meses mata. O verdadeiro horror reside no facto de os prisioneiros estarem ao corrente da sua situação, lucidamente conscientes de que vão morrer e do tempo de vida que lhes resta.
É nesta casa da morte que o jovem continua o seu diário…


Sem comentários:

Enviar um comentário