24 de fevereiro de 2013

7 - COLECÇÃO VAMPIRO

O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD
(Outubro 1947)

Clicar para aumentar

Autor: Agatha Christie (1890 – 1976)
Tradução: Heitor Berutti
Capa: Cândido Costa Pinto
Título Original: The Murder of Roger Ackroyd
Data 1ª Edição: Junho 1926
Género: Crime, Mistério, Detective
Formato: Romance
Local: King’s Abbot, Inglaterra (Local Ficcionado)
Método: Esfaqueamento
Personagens Principais: Hercule Poirot, Inspector Raglan


TEXTO DA CONTRACAPA DO Nº6 — “O PRÓXIMO VOLUME”
Com este novo romance a “Colecção Vampiro” oferece aos seus leitores, talvez a melhor de todas as obras da famosa AGATHA CHRISTIE e uma das mais extraordinárias da literatura policial de todos os tempos. Hercule Poirot, o detective que adora a poesia da natureza e raciocina com um sorriso nos lábios, em O Assassinato de Roger Ackroyd tem o seu mais maravilhoso trabalho de dedução, arrastando o leitor às mais variadas hipóteses de raciocínio e reservando-lhe para o final uma autêntica surpresa Muitos críticos consideram este livro como um padrão do género policial. E depois de o ter escrito AGATHA CHRISTIE viu o seu nome aureolado pela fama de ser considerada a maior revelação do romance policial inglês.


Para saber mais sobre O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD Hercule Poirot retira-se para pacífica aldeia de King’s Abbot e dedica-se a cultivar abóboras. No entanto um quotidiano que se previa tranquilo é interrompido. Poirot é contactado para investigar o assassinato de Roger Ackroyd, um proprietário classificado como “a alma, a vida do pacífico povoado”. Encontrado apunhalado no seu escritório, Roger Ackroyd livra Poirot de uma reforma insípida e das abóboras que já o começavam a enervar.
Nos cadernos privados de Agatha Christie não foram encontradas notas sobre a construção deste romance, que é considerado uma obra-prima do policiário. A publicação de O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD pouco antes do estranho desaparecimento e posterior divórcio da autora são as razões apontadas para essa falha. É possível saber apenas que é James Watt, cunhado de Agatha Christie, quem lhe sugere uma ideia base e um desfecho original para o romance, e mais tarde, Lord Mountbatten numa carta a autora expõe uma ideia semelhante, o que desencadeia a escrita deste livro.
O grande sucesso de O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD marcou definitivamente a carreira literária de Agatha Christie.
Neste romance, como sucede em outras obras de Christie, o narrador é um homem — Dr. Sheppard, o médico local. Outra personagem, Caroline, a irmã do médico, por causa das suas características e comportamento, tem sido considerada como a antecessora de Miss Marple. A autora inclui ainda neste romance a utilização de um dispositivo — um meio mecânico — para conseguir um determinado resultado, o que é considerado uma raridade nos seus livros.
O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD é um clássico da literatura policiária também por a autora ter ousado quebrar as regras até então adoptadas neste tipo de narrativa, o que originou grande controvérsia quando foi publicado.


SOBRE A CAPA
Esta é uma das capas emblemáticas de Cândido Costa Pinto. A figura central é um homem com um traje conservador, mas no lugar da cabeça é possível ver a mão que segura agressivamente um punhal — a arma do crime. Desconcertante?
O homem desloca-se sobre um relógio, imagem habitual no surrealismo e referência indispensável quando cronologia dos acontecimentos é importante. Indicará o relógio a hora do crime?
Outros detalhes da capa, a fotografia, as árvores, os cifrões, par de sapatos, e o sobrescrito, que o homem transporta debaixo do braço, onde se vislumbra o conteúdo, remetem para elementos marcantes do enredo. Fica, desta forma, aguçada a curiosidade?




Fontes:
Site oficial da autora http://www.agathachristie.com/
Os Cadernos Secretos de Agatha Christie (2010), John Currain, Edições Asa

Sem comentários:

Enviar um comentário