15 de fevereiro de 2013

6 - COLECÇÃO VAMPIRO

OS CRIMES DO BISPO
(Setembro 1947)

Clicar para aumentar

Autor: S. S. Van Dine
Tradução: Peri Pinto Diniz
Capa: Cândido Costa Pinto
Título Original: The Bishop Murder Case
Data 1ª Edição: 1928
Género: Crime, Mistério
Formato: Romance
Local: New York
Métodos: Diversos
Personagem Principal: Philo Vance



TEXTO DA CONTRACAPA DO Nº5 — “O PRÓXIMO VOLUME”
Alguém disse já, certa vez, que S. S. VAN DINE está para a literatura policial, assim como Aldous Huxley está para o romance psicológico. Ambos são renovadores — ambos vieram alargar os horizontes do conceito de literatura, dentro dos respectivos géneros.
E para exemplificarmos o caso de S. S. VAN DINE, basta lembrar que quase todas as suas obras são consideradas, pelas críticas de todo o mundo, como obras clássicas na literatura de emoção. Dentre elas escolhemos para apresentar, pela primeira vez aos leitores portugueses, o nome prestigioso de S. S. VAN DINE, Os Crimes do Bispo, talvez o seu romance mais apaixonante e complexo.
Em Os Crimes do Bispo, Philo Vance, o detective criado por S. S. VAN DINE — e que é uma das figuras mais vivas, mais humanas da literatura dos nossos dias — analisa metodicamente uma série de crimes extraordinários, preparados por um cérebro diabolicamente perfeito. Não há uma-única falha de lógica, no raciocínio de Philo Vance. E o mais curioso, é que através dele, nós podemos perceber a personalidade do próprio autor. Sim, S. S. VAN DINE — vai decerto conquistar os leitores portugueses, como já conquistou os leitores de muitos outros países do Mundo. E é sinceramente que nós podemos recomendar a todos que gostem de romances policiais em que o desfecho é absolutamente imprevisto e lógico — a leitura de OS CRIMES DO BISPO


Para saber mais sobre OS CRIMES DO BISPO
É o 4º mistério — de um conjunto de 12 — de Philo Vance.
A crítica apresenta este romance como uma narrativa escrita num estilo simples e directo, sem artifícios, mas brilhante e extremamente organizado, captando desta forma toda a atenção do leitor para este caso, onde Van Dine aparece como narrador.
OS CRIMES DO BISPO está recheado de vítimas mortais. O assassino segue um padrão que se baseia em conhecidas rimas infantis ou lengalengas — é mesmo considerado como o primeiro romance policiário em que utiliza este modelo como elemento central da trama.
Uma mente perversa, que não só leva a cabo uma série de crimes, como lança provocações com cartas enviadas aos jornais. As notas, assinadas como “Bispo” reproduzem as lengalengas do livro infantil Mother Goose, que de alguma forma se podem relacionar com os homicídios cometidos.
A título de exemplo, e sem desvendar demasiado sobre o livro…

Who killed Cock Robin?
I, said the Sparrow,
with my bow and arrow,
I killed Cock Robin.

Quem matou Cock Robin
Eu, disse o Pardal,
Com o meu arco e a minha flecha,
Eu matei Cock Robin.

Ora primeira vítima, Robin, conhecido por Cock Robin entre os amigos, aparece assassinada com uma seta cravada no peito. E como se isso não bastasse, um dos seus amigos “e simultaneamente rival no amor pela encantadora Belle Dillard” é Sperling, qua em alemão significa pardal.

Estas deliberadas coincidências multiplicam-se ao longo da narrativa, que abrange um curto período de tempo (de 2 a 26 de Abril), mas que está recheada de crimes, suspeitos e de detalhes inesperados, como peças de xadrez e peças, das outras… as de teatro, neste caso de Ibsen.
O mistério deste livro assenta na descoberta do Bispo, “personagem lendário e real” que ousa “desafiar o poder da polícia e a argúcia de Philo Vance.



SOBRE A CAPA
Construída sobre a condensação do livro, disponibilizada pela editora, mostra: as várias notas enviadas pelo “Bispo” à Policia; o sábio corcunda, um dos principais suspeitos; e uma pequena figura central, possivelmente a criança desaparecida, a pequena Moffat.

Efemérides e artigo sobre Philo Vance

Sem comentários:

Enviar um comentário