7 de janeiro de 2013

BIBLIOTECA FICÇÃO CIENTÍFICA


BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (70-71)




Volume 70 — Make Room! Make Room! (1966) de Harry Harrison


Harry Harrison é o pseudónimo do norte-americano Henry Maxwell Dempsey (1925 – 2012). Foi soldado aos 18 anos, estudou artes gráficas, desenhador de quadradinhos, ilustrador, chefe de redacção de revistas até descobrir a Ficção Científica, passado então a viver quase exclusivamente do que escreve. Tem uma vasta bibliografia. É um viajante tremendo, tendo percorrido vários países. Citam-se como relevantes as obras: Make Room! Make Room! (1969), Captive Universe (1969), The Daleth Effect (1970), Tunnel Through the Deeps (1972), The Jupiter Plague (1982), West of Eden (1984) e Winter in Eden (1986)


Make Room! Make Room!, na tradução portuguesa “À Beira do Fim”, é uma novela ferozmente amarga, uma antecipação que poderá situar-se em 1999, algures no nosso mundo. Nova Iorque é uma cidade superlotada com trinta e cinco milhões de habitantes, automatizada, perigosa, repressiva, ecologicamente ruinosa, onde a água é severamente racionada e a alimentação é escassa a tal ponto que um rato que se deixa apanhar é um menu afortunado.
É neste mundo super nervoso que se dá um crime e se inicia a caça ao criminoso.


Ficha Técnica
À Beira do Fim
Autor: Harry Harrison
Tradução: Daniel Gonçalves
Ano da Edição: 1986
Editora: Caminho
Colecção: Caminho de Bolso, Ficção Científica Nº33
Páginas: 198





Volume 71 — Night of Light (1966) de Philip José Farmer
(é o 3º livro do escritor incluído na Biblioteca, para informações sobre o autor e 1º volume clicar AQUI e para o 2º volume clicar AQUI.


O romance Night of Light põe uma questão controversa que dá que pensar a muito boa cabeça: a possibilidade de cada um escolher um deus do Bem e um deus do Mal é muito mais aceitável, do que um deus imposto por uma estrutura fechada e decadente.
John Carmody é um assassino, violador e mercenário que se converte à religião cristã e crê em Cristo, o filho é um messias que defende o boontismo: o que está em posse da verdade.
Novela interessante, polémica, de um autor igualmente polémico.


Ficha Técnica
Noite de Luz
Autor: Philip José Farmer
Tradução: Eduardo Saló
Ano da Edição: 1969
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Série Antecipação
Páginas: 160

Sem comentários:

Enviar um comentário