5 de setembro de 2012

CALEIDOSCÓPIO 249

Efemérides 5 de Setembro
Frédéric Lenormand (1964)
Nasce em Paris. Ensaísta e romancista, especializado em romance histórico, tem sido distinguido com vários prémios. Na obra policiária do autor destaca-se a série Voltaire Mène L'enquête — premiado em 2011 com o Prix Arsène Lupin e o Prix Historia Du Roman Policier Historique — e a série Les Nouvelles Enquêtes Du Juge Ti. Em Portugal está editado:
1 – Medicina Chinesa Nas Mãos De Assassinos — As novas investigações do juiz Ti (2008), Colecção A Noite de Bolso, Europress. Título Original: Les Nouvelles Enquêtes Du Juge Ti - Médecine Chinoise À L'usage Des Assassins (2007).



TEMA — BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (41-43)

Volume 41 — The Rose (1953) de Charles L. Harness


Charles Leonard Harness (1915 – 2005), autor americano de Ficção Científica é apenas recordado por três obras: The Catalyst, Firebird e Redworld, porém The Rose nunca é esquecida

The Rose é uma novela curta, pouco mais do que um conto, teve a virtude de ser recebida com o maior dos entusiasmos nos anais da Ficção Científica. Levou 12 anos para ser publicada em livro, antes tidos os coleccionadores guardavam religiosamente velhas cópias de “Autentic Science Fiction”.
O tema é metafísico. Conta-nos a história de três personagens: Ruy, um homem de carácter débil, decadente, mas apaixonado pela verdade, Ana, compositora de grande talento e Martha mulher de Ruy. Este, malgrado o seu carácter, é um cientista de espírito frio que trabalha em segredo a construção de uma arma que dará à ciência a supremacia definitiva sobre a arte.




Volume 42 — More Than Human (1953) de Theodore. Sturgeon

(é o 2º livro do escritor incluído na Biblioteca, para ver o primeiro volume e informações sobre o autor clicar CALEIDOSCÓPIO 161


More Than Human galardoada com o Intermational Fantasy Award em 1954, é considerada, justamente, como a mais perfeita obra do género. Uma união de seres incompletos, anormais, que conseguem formar entre eles um só todo superior. Um rapaz meio louco, uma menina dotada de faculdades telecinéticas e um génio prodigioso formam em conjunto um cérebro que atinge um escalão supremo de hierarquia da Humanidade.


Ficha Técnica
Mais Que Humano
Autor: Theodore Sturgeon
Tradução: Miguel Romeira
Ano da Edição: 2008
Editora: Presença
Colecção: Diversos Literatura Nº42
Páginas: 220
ISBN: 978-972-23-3927-8







Volume 43 — I Am A Legend (1954) de Richard Matheson


Richard Burton Matheson, nasceu em 1926, iniciou-se nas artes da escrita em 1950 tendo produzido uma série de novelas que rondam as fronteiras da ficção científica, do fantástico e do insólito. Escreveu igualmente obras policiárias, sendo o autor de muitos episódios para o cinema e televisão da série The Twilight Zone.

I Am A Legend, dentro da mais pura ficção científica, a obra apresenta um dos temas clássicos do género fantástico: o vampirismo.
Posteriormente ao grande holocausto, uma espécie de epidemia alterou o metabolismo humano de tal modo que os homens só podem alimentar-se de sangue.
Melville ficou imune ao vírus, assim, o último dos homens normais vê-se frente ao resto da raça transformada em vampiro, pela mutação ocorrida. Que fazer? Ele afinal é a excepção à regra, o monstro, todos os outros são normais, já que com a morte do velho mundo e o doloroso nascimento do novo. Os vampiros são a nova sociedade, só ele é diferente — uma lenda!
 
Ficha Técnica
Mundo de Vampiros
Autor: Richard Matheson
Tradução: Mário Henrique Leiria
Ano da Edição: 1958
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Argonauta Nº48
Páginas: 186



Este livro foi reeditado em 2007 pela editora Saída de Emergência com o título Eu Sou a Lenda (Clicar)

Sem comentários:

Enviar um comentário