20 de julho de 2012

CALEIDOSCÓPIO 202

EFEMÉRIDES – Dia 20 de Julho
Theresa Schwegel (1975)
Nasce em Algonquin, Illinois, EUA. Formada em Comunicação Social começa por trabalhar em televisão o que a leva a interessar-se pela indústria cinematográfica e a estudar cinema, obtendo um mestrado nesta área. Passa a dedicar-se à escrita de argumentos e funda uma pequena companhia teatral. Em 2002 reescreve a sua tese de mestrado, Officer Down, adaptando-a um romance, publicado em 2005 e que ganha o Edgar Allan Poe Award para Best First Novel. A escritora, que actualmente escreve a tempo inteiro, tem 4 livros editados, todos eles premiados e incluídos nos Top Ten Crime correspondente a cada ano de publicação. Theresa Schwegel também recebe em 2008 o Twenty-first Century Award, prémio atribuído pela Chicago Public Library Foundation a novos escritores com ligação à cidade de Chicago — em todos os livros da autora a acção decorre em Chicago. A autora tem as suas obras publicada em Inglaterra, França, Itália, Holanda e Japão.


TEMA — ESTUDOS DE LITERATURA POLICIÁRIA — OS PERSONAGENS
DO OUTRO LADO DA BARREIRA: OS MARGINAIS (PARTE III)
De M. Constantino

Continuando a apresentar os personagens referenciados — os marginais — agora de forma não exaustiva, começamos por:



Dick Turpin, jovem carniceiro da cidade inglesa de Hempstead, salteador de diligências, generoso e justiceiro.








Michael Lanyard — 1914, o lobo solitário, de Louis Joseph Vance; ladrão justiceiro, sempre com um complexo de culpa.









Anthony Trent, conhecido pelo “ladrão perfeito”, saído da pena de Wyndland Martin, em 1918.







Robert Campbell MacGregor, lendário cavaleiro de nobre linhagem, a quem os acasos do destino tornam um fora da lei conhecido por Rob Roy, o bandido generoso escocês.



Robin Hood, lendário salteador das florestas de Sherwood, mais justiceiro que ladrão, extremamente generoso.








Arsène Lupin criação de Maurice Leblanc em 1904. Um ladrão de luva branca, generoso, justiceiro, policia, etc., em qualquer lugar e qualquer situação onde seja necessária inteligência e coragem.




Johnny Steel, ex-sentenciado, especialista na recuperação de objectos “perdidos”, sem arrombamento, sem violência apenas dedos e cérebro ágeis; criação de Robert Fish.

Charles Baron (criação de Jean Bruce) um escroque simpático, especialista em desvendar as combinações dos cofres; como Lupin usa várias identidades: Robert Girontèré, M. Dockamp, M. Dupuis, etc

Blackshirt, nome verdadeiro Richard Verrell, utiliza a sua imaginação e audácia como Blackshirt — o Camisa Negra — inteligente e misterioso ladrão criado em 1925 por Bruce Graeme, pseudónimo de Graham Montague Jeffries

Nick Velvet, o ladrão que rouba coisas de valor intrínseco — um relógio de cuco, por exemplo e que cobra pelo menos 20000 libras, por surripiar essas coisas inúteis; criação de Edward D. Hoch.

Paul Longley Asheroft, o elegante e também generoso ladro da Riviera, cuja filosofia estava em conformidade com a sua canção preferida “The world owes me a living” e se fazia pagar como se o mundo realmente lhe devesse; criação de Victor Cunning.

Irving Le Roy, aventureiro, ladrão internacional, exímio no disfarce, implacável, ética própria. È habitualmente acompanhado pela princesa Marta.

Simon Templar, O Santo, ladrão de luva branca, por vezes detective, por vezes generoso, sempre fica com a melhor parte; criação literária de Leslie Charteris.


Sem comentários:

Enviar um comentário