31 de maio de 2012

CALEIDOSCÓPIO 152

EFEMÉRIDES – Dia 31 de Maio
Michael Delving (1914 - 1978)
Jay Williams nasce em Buffalo, New York, EUA. O autor é mais conhecido pelos livros de ficção científica/fantasia, para jovens, que escreve em colaboração com o escritor Raymond Abrashkin e pelos seus romances históricos. Mas Jay Williams também se dedicou à escrita de romances policiários, utilizando o pseudónimo Michael Delving. Cria os personagens Dave Cannon e Bob Eddison. Na série Case for Cannon publica: Smiling, The Boy Fell Dead (1967), The Devil Finds Work (1969), Die Like A Man (1970), A Wave Of Fatalities (1975), também editado com o título
Aka Bored To Death e No Sign Of Life (1978); na série Bob Eddison Mystery: The Devil Finds Workx (1969) e A Shadow of Himself (1972); escreve ainda o romance The Chine Expert (1976).

John N. Iannuzzi (1935)
John Nicholas Iannuzzi nasce no estado de New York, EUA.Advogado e autor de livros de Direito, escreve também romances policiários — detective/mistério — que têm como pano de fundo os tribunais. Estão editados: What's Happening? (1963), Part 35 (1970), Sicilian Defence (1972) Court House (1975), J.T. (1984), e Condemned (2006). O escritor tem os seus livros traduzidos em vários países europeus e no Japão.



TEMA — ACONTECE — LADRÕES ATREVIDOS
Em 1980 o pessoal dos Bares do norte de Londres, viram com surpresa e incompreensão, o aparecimento de poças de água por debaixo das máquinas de venda de tabaco. Não existia qualquer rotura na sala de máquinas susceptível de provocar a inundação o que aumentava a surpresa. Esta surpresa acabou por se tornar gigantesca quando descobriram que um ladrão de nervos frios como gelo, fizera funcionar as máquinas com moedas feitas de gelo, deixara as máquinas vazias e levara o produto do roubo enquanto as provas do seu crime se derretia em água límpida.

O atrevimento ou ousadia incrível demonstrou um indivíduo ainda por identificar, que em pleno dia assaltou a moradia de Estelle Simpson, roubando todos os objectos de ouro e prata que encontrou — e existiam muitos! Apanhado em flagrante pela proprietária, fugiu levando um saco repleto com o produto do roubo. Seguido por carro patrulha e um helicóptero da polícia, após o alarme. Acabou por deixar o seu carro e meter-se por deixar o seu carro e meter-se por ruas estreitas, vedadas ao trânsito automóvel e acabou por entrar numa esquadra da polícia de bairro, pediu licença para usar o telefone. Dali chamou um táxi e desapareceu com o bolo rapinado.

Maior atrevimento revelou um casal de jovens que durante a noite assaltou um apartamento modelo, com todo o serviço indispensável à vida, não faltando os comes e bebes, que serviam de propaganda à agência imobiliária. O casal confeccionou o próprio jantar com os produtos expostos, jantou à luz das velas, servindo-se dos melhores vinhos. Utilizaram a cama e deixaram no computador portátil um solene aviso: A responsabilidade é vossa, visto que não encontramos preservativos…

Em Malmö, na Suécia, uma rapariga de 26 anos bela e elegante estava a ser julgada pelo roubo de artigos de toilette numa loja. Foi condenada com pena suspensa, por falta de antecedentes criminais e escasso valor do roubo.
Saiu do tribunal envergando um caro casaco de peles … que pertencia à senhora magistrada de serviço.


DICIONÁRIO DE AUTORES CONTEMPORÂNEOS DA NARRATIVA DE ESPIONAGEM (5)

6 – ANTHONY (EVELYN)
1928
Evelyn Anthony
Foto de Mark Gerson

Evelyn Bridget Patricia Ward-Thomas é uma escritora britânica que usa o pseudónimo literário Evelyn Anthony. Começa por escrever short stories publica o primeiro livro em 1953, Imperial Highness, um romance histórico sobre Catarina II da Rússia. Apaixonada por história e por intriga política, a escritora inicia-se na literatura de espionagem baseando em documentos e informações verídicas. Cria Davina Graham, chefe dos serviços de espionagem britânicos e protagonista de 4 dos seus livros. Os analistas da sua obra consideram que, por vezes, a intriga sentimental complica a acção e que a autora é especialista na caracterização dos personagens e também na construção de finais inesperados.
No campo da narrativa de espionagem estão publicados em Portugal:

1 - A Herança do General
Círculo de Leitores (1979)
Tradução de Aurora Rodrigues
Título Original: The Poellenberg Inheritance (1970)
Qualificado como romance histórico de espionagem, intriga internacional, assassínio, e amor…


2 – O Fugitivo
Círculo de Leitores (1985)
Tradução de Castro Cordeiro
Título Original: The Defector (1980)
É o primeiro livro da série Davina Graham: Um homem e uma mulher chegam a uma casa de campo inglesa, nas profundezas de Wiltshire. O homem é Ivan Sasanov, um agente de topo do KGB e a mulher Davina Graham, uma das principais agentes operativos da British Intelligence.


3 – Vozes No Vento
Círculo de Leitores (1987)
Tradução de Eduardo Saló
Título Original: Voices In The Wind (1985)
Qualificado como mistério histórico: Katherine Alfurd vive sozinha há muitos anos. Depois de beber um gin tónico no pub, gosta de recordar o passado. Há 40 anos, quando era jovem e bonita fora enviada para França se juntar à resistência e à luta contra a ocupação alemã…




4 – A Semente de Tamarindo
Círculo de Leitores (1988)
Tradução de Lucília Felipe
Título Original: The Tamarind Seed (1971)
A acção decorre em Paris, Londres e no exotismo de Barbados. O romance foi adaptado ao cinema em 1974, por Blake Edwards, com Julie Andrews e Omar Sharif no papel dos protagonistas, Judith Farrow e Feodor, envolvidos numa intriga da guerra fria.


5 – A Casa Dos Vandekar
Círculo de Leitores (1990)
Tradução de Maria Luísa Santos
Título Original: The House Of Vandekar (1988)
A saga familiar de uma rica família inglesa ao longo de três gerações, num ambiente de segredos e suspense

6 – O Assassino

 
Círculo de Leitores (1992)
Tradução de Maria Adelaide Namorado Freire
Título Original: The Assassin (1970)
Descrito como um Thriller de espionagem e intriga: Elizabeth Cameron viaja na companhia de um estranho de Beirute para Nova Iorque, descobre que afinal ele é um assassino contratado o que a leva a uma luta contra a CIA, o KGB e ainda contra a morte.

7 – A Linha Vermelha
Difel (1992)
Colecção: Literatura Estrangeira
Tradução de Álvaro Martins e Maria Helena Martins
Título Original: The Scarlet Thread (1989)
Cracterizado como um romance histórico de suspense

8 – A Casa Das Bonecas
Selecções do Reader's Digest (1995)
Colecção: Livros Condensados
Título Original: The Doll House (1992)
Uma colectânea de contos. O estilo da autora acrescenta suspense e intriga à medida que a história tece o seu caminho através do mundo da espionagem e do terrorismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário