8 de abril de 2012

“P” de PÁSCOA, “P" de POLICIÁRIO

BOA PÁSCOA!


Aqui se fala de Páscoa e de mistério. Não da ilha, mas do Domingo de Páscoa.
Por todo o Mundo, muitos países celebram a Páscoa com rituais religiosos ou pagãos.
No entanto, na Noruega cumpre-se uma tradição única e insólita. O período entre a 5ªfeira santa e a 2ª feira depois da Páscoa é uma época de férias a nível nacional. Os noruegueses aproveitam para descansar nas montanhas ou na costa e entregam-se à prática mais comum da quadra pascal: leitura de policiários.
Påskekrim (Crime na Páscoa) está nas prateleiras das livrarias — cheias de novidades em livros policiários — nos jornais e revistas, na rádio e televisão.
Segundo os especialistas, este estranho ritual pode ter origem na morte violenta de Cristo. Seja como for, Påskekrim é bem diferente das doces amêndoas e ovos de chocolate, ou dos inocentes coelhinhos da Páscoa.

A Páscoa também está presente na Literatura Policiária.
Em Portugal é difícil encontrar esta relação, entre a Páscoa e os livros de crime e mistério, apesar da promissora frase inicial de O Crime do Padre Amaro de Eça: Foi no domingo de Páscoa que se soube em Leiria, que o pároco da Sé, José Miguéis, tinha morrido de madrugada com uma apoplexia.Em português:Easter Parade Murder (1957) de Rex Stout
É uma história publicada no livro And Four To Go, que foi editado pelo Círculo de Leitores em 1992 com o título E Vão Mais Quatro com tradução de Manuel Cordeiro.
Em inglês:
Death and the Easter Bunny
(1998) de Linda Berry — a detective Truddy Roundtree, única mulher na Polícia de Ogeechee, investiga o assassinato de um bêbado.
Easter Weekend (1998) de David Bottoms — No fim-de-semana da Páscoa, dois irmãos raptam um jovem rico para exigir um resgate.
Cue the Easter Bunny (2005) de Liz Evans — Grace Smith vê-se obrigada a aceitar um trabalho na Junta de Turismo local. Vestida de coelhinho da Pascoa para promover a cidade “amiga de crianças” acaba por se ver envolvida numa investigação de cartas anónimas que ameaçam um rapaz.
Antiques Bizarre (2010) de Barbara Allan — um mistério da Pascoa que envolve uma raridade, o último ovo Fabergé fabricado.
Easter Murders (2010) de Bryant Jackson & Edward Meadows — o primeiro livro desta dulpla de autores.



Sem comentários:

Enviar um comentário