9 de abril de 2012

CALEIDOSCÓPIO 100

EFEMÉRIDES – Dia 9 de Abril
Jacques Futrelle (1875 – 1912)
Nasce em Pike County, Geogia, EUA. Jornalista e editor, director teatral e actor, abandona o mundo dos jornais em 1906 para se dedicar à escrita. Em 1912 viaja para a Europa com a mulher para divulgar os seus livros, de regresso a casa embarca no Titanic. Futrelle morre no naufrágio, mas a mulher consegue salvar-se. Na obra literária do autor destacam-se os crimes impossíveis, que são cometidos ou solucionados com recurso a concepções científicas. Futrelle escreve perto de meia centena de contos com destaque para The Problem of Cell 13 (1905). Cria Professor Augustus S.F.X. Van Dusen, the Thinking Machine, um cientista que esclarece os casos apresentados pelo jornalista Hutchinson Hatch. Van Dusen é protagonista de vários contos e de 5 romances. Em Portugal estão publicados os seguintes livros do escritor:
1 – Histórias Proibidas (1956), Nº2 Colecção Policial Corvo, Editora Surpresa, Porto. Título Original: (?).
2 – O Caso Das Bandejas De Ouro (1979), Nº4 Colecção Enigmas, Editora Novaera (também pela Círculo de Leitores). Título Original: The Chase of The Golden Plate (1906).
3 – A Máquina Pensante Em Acção (1999), Nº624 Colecção Vampiro, Livros do Brasil. Título Original: The Thinking Machine (1907).

Leonard Holton (1915 – 1983)
Leonard Patrick O'Connor Wibberly nasce em Dublin, Irlanda. Começa por trabalhar como jornalista, repórter e editor em Londres. Em 1947 vai para a Califórnia, EUA, inicia a sua carreira como romancista e publica o primeiro livro The King's Beard em 1952. Usa o pseudónimo Leonard Wibberly para escrever a série Mouse, um conjunto de 5 e livros de humor, fantasia e ficção científica. Com o próprio nome e sob os pseudónimos Patrick O'Connor e Christopher Webb escreve ficção para jovens: aventura, ficção científica e policiários, num total de meia centena de romances. Usa o pseudónimo Leonard Holton para 11 livros policiários para adultos com o personagem Father Joseph Bredder. Desta série estão publicados em Portugal:
1 – Livrai-nos Dos Lobos (1969), Editora Galeria Panorama. Título Original: Delliver Us From Wolves (1963).
2 – O Sefredo Do Falso Santo (1969), Nº3 Colecção Série Gótico, Editora Galeria Panorama). Título Original: The Secret Of Doubting Saint (1961)
3 – Os Anjos Do Inferno (1972), Nº153 Colecção Enigma, Efitora Dêagá. Título Original: A Problem In ANgels (1970).

 


TEMA — BIBLIOTECA ESSENCIAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA (21-23)


Volume 21 — Gather Darkness! (1943) de Fritz Reuter Leiber Jr.

Fritz Reuter Leiber Jr. (1910-1992), de nacionalidade norte-americana, estudou filosofia, foi seminarista e depois de ordenado dirigiu igrejas episcopais que abandonou após uma crise de fé. Foi então actor, editor e escritor de Ficção Científica, fantasia e horror, tendo sido consagrado com seis prémios Hugo e três Nebulas nas várias modalidades de narrativa.

Gather Darkness! Mercê da sua formação teológica e assombrosa habilidade, Leiber fez desta obra um tratado verdadeiramente apaixonante.
Após uma guerra atómica no ano 2305,governa um Grande Deus, um Deus estranho que não é católico nem protestante, mas uma divindade racionalista, sobre todo o mundo civilizado que inclui a Terra e outro s planetas do sistema. Ciência/poder, tecnologia/bruxaria, misturam com macacos alados, telépatas, que são os ajudantes dos grandes senhores.


Volume 22 — City (1944) de Clifford D. Simak
Clifford Donald Simak (1904-1988) autor de Ficção Científica e fantasia, filho de um
emigrante de Bohemia,foi criado numa quinta exercendo actividades no campo, teve muitas profissões até ingressar na Universidade de Wisconsin, que não chegaria a concluir. Escritor versátil armado de uma técnica literária agradável à leitura, é dos mais traduzidos em Portugal. Recebeu vários dos prémios máximos da literatura das espécies referidas: International Fantasy Award em 1957 para City; Hugo em 1959 para The Big Front Yard (novela curta); Hugo de 1964 para Way Station; Jupiter de 1974 para A Heritage of Stars; Nebula 1980 para Grotto of the Dancing Deer; Hugo 1981 também para Grotto of the Dancing Deer;e ainda nomeação Grande Mestre pela Science Fiction and Fantasy Writers of America SFWA em 1977.


City, A Cidade do Tempo na tradução portuguesa, foi desde a sua publicação uma das obras mais populares e representativas da Ficção Científica. Trata-se de um conjunto de oito contos ligados entre si, com base na história futura do homem num período de dez mil anos, narrados por um cão, raça que sucederá aos seres humanos nos momentos cruciais do desenvolvimento das duas espécies — o homem e o cão
As histórias são excitantes, reflectindo sobre temas tais, como o avanço da tecnologia, a desaparecimento das cidades, o fracasso do homem por intolerância, impotência e incapacidade de compreender o fenómeno evolutivo.
A narração em forma de pequenas lendas apresenta um mundo não humano povoado por formigas evolutivas, robots, liderado pelos caninos, mutação genética dos seres humanos resultante de uma transformação de causas atómicas.
Um clássico a recomendar.

 
A Cidade No Tempo
Autor: Clifford D. Simak
Tradução:Manuel Pina e Alfredo Margarido
Ano da Edição: 1955
Editora: Publicações Europa-América
Colecção: Escalas do Futuro Nº1
Páginas: 246






Volume 23 — The World of Null-A (1944) de A. E. Van Vogt
(é o 2º livro do escritor incluído na Biblioteca, para ver o 1º volume e informações sobre o autor clicar
AQUI)

The World of Null-A é um livro fascinante. The World of Null-A (Xadrez Cósmico na primeira tradução nacional) é o prelúdio de um ciclo, usual na Ficção Científica, que terá continuidade com The Players of Null-A.
Um mundo apocalíptico do Supremo Império de Enro, O Vermelho, nada atractivo, onde as causam e efeitos estão matematicamente doseados para lograr o efeito requerido, é o palco da acção. Gilbert Gosseyn um homem dotado de poderes mentais extraordinários, senhor da possibilidade de mudar continuamente de corpo, vê-se envolvido num gigantesco conflito armado dirigido à Terra em que, necessariamente, é o único humano capaz de deter o desenvolvimento da conspiração que ameaça a civilização terrestre.



Xadrez Cósmico
Autor: A. E. Van Vogt
Tradução: T. Araújo
Ano da Edição: 1956
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Argonauta 31
Páginas: 240



Sem comentários:

Enviar um comentário